Saúde
Como fica a vagina depois do Parto
Compartilhe:
O parto normal não altera o tamanho da vagina, pois a musculatura volta ao normal após o parto. Mesmo quando o períneo, que é a estrutura que une a musculatura entre o canal vaginal e o ânus, é rompido formando um orifício maior, os médicos refazem a estrutura para que tudo volte ao normal.
No entanto, em alguns casos, os músculos e nervos da região ficam danificados, o que pode alargar um pouco o canal vaginal e causar dor e desconforto durante a relação íntima. Nestes casos, pode-se fazer exercícios para fortalecer os músculos da vagina ou recorrer à cirurgia de perineoplastia, que corrige a estrutura deste órgão.
O que deixa a vagina larga
Após ter filhos, muitas mulheres sentem alterações na estrutura e tamanho da vagina, mas essa mudança é natural e ocorre principalmente devido ao avançar da idade, quando a musculatura vai perdendo a firmeza.
Além disso, a própria gestação causa um afrouxamento da musculatura do abdômen e do útero, o que pode afetar o orgasmo após o parto, não havendo diferenças entre parto normal e cesariana.
O que fazer para evitar o alargamento da vagina
Para evitar o alargamento da vagina, deve-se fazer fisioterapia uroginecologica, que tem como objetivo fortalecer a musculatura da região do períneo, o que deixar o canal vaginal menor e previne problemas como incontinência urinária.
A fisioterapia uroginecologica utiliza diferentes recursos, como a realização de exercícios de Kegel, eletroestimulação ou medição da atividade muscular na região.
Cirurgia vaginal
A cirurgia vaginal, também chamada de perineoplastia, é feita para remodelar os músculos da região vaginal após o parto, corrigindo a sensação de frouxidão e de desconforto durante as relações íntimas.
O ideal é que a cirurgia seja feita 6 meses a 1 ano depois do parto, período que o corpo leva para voltar ao normal após a gravidez. Além disso, antes da cirurgia é preciso perder peso e fazer atividade física para estimular o fortalecimento dos músculos da região vaginal.